Que espécie é esta: vespa-mamute

A leitora Paula Paiva fotografou este insecto a 15 de Julho na praia Fonte do Cortiço e quis saber qual a espécie a que pertence. Maria João Verdasca responde.

“Não é raro encontrar este insecto nas praias da costa alentejana. Gostaríamos de o conhecer melhor”, escreveu Paula Paiva à Wilder.

Este insecto foi observado na praia Fonte do Cortiço ou Areias Brancas, junto a Vila Nova de Santo André.

Trata-se de uma vespa mamute (Megascolia maculata).

Espécie identificada por: Maria João Verdasca, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c).

Segundo a investigadora, este insecto que foi fotografado pela leitora “parece ser macho por ter a cabeça escura (a das fêmeas é alaranjada)”.

A vespa mamute é uma das maiores vespas da Europa e muitas vezes pode ser confundida com a vespa asiática.

Esta vespa tem o corpo preto brilhante, coberto por uma camada de pêlos. A sua cabeça é amarela no topo e tem 4 zonas amarelas sem pêlos no abdómen.

Os adultos comem pólen e néctar e são parasitas do escaravelho rinoceronte (Oryctes nasicornis).

Picam se molestadas, mas não são nada agressivas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.