A carregar eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já ocorreu.

Comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade

Quarta-feira, 22 Maio @ 10:00 - 21:00

| Grátis

As comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, no Pavilhão do Conhecimento, vão dar a conhecer a banda desenhada “A Bordo do Beagle”, que relata algumas das descobertas deitas por Darwin, editada pela Gradiva.

Haverá também oportunidade para ouvir histórias de biólogos e naturalistas portugueses, com trabalhos em diferentes locais do globo. Todas as actividades são gratuitas mas necessitam de inscrição prévia, aqui.

 

Programa:

10h00 – 19h00: A viagem

Apresentação de uma animação que reproduz a viagem de Charles Darwin, na tela do átrio.

10h00 – 13h00 / 14h00 – 19h00: As paragens

Tal como fez Darwin na sua viagem, o público é convidado a parar em diferentes pontos do globo. No átrio, serão desenvolvidas actividades relacionadas com cada ponto (ilha/território), sempre guiadas pelas principais temáticas trabalhadas por Darwin, tais como evolução e taxonomia.

14h00 – 16h00: As descobertas

Junte-se a esta actividade para fazer um percurso de exploração que dá a conhecer a biodiversidade existente e as adaptações de organismos a diferentes habitats, no espaço envolvente do Pavilhão do Conhecimento.

16h00 – 18h30: Workshop de ilustração científica 

Darwin realizou inúmeras ilustrações das espécies que foi encontrando ao longo da sua viagem. Seja um verdadeiro naturalista e durante duas horas aventure-se a ilustrar a biodiversidade do Parque das Nações. Esta actividade decorre na Sala dos Relógios e também no espaço exterior.

19h00 – 20h30: A bordo do Beagle

A sessão inicia-se com uma intervenção sobre biodiversidade do investigador José Melo-Ferreira, seguida de uma conversa com naturalistas. Nesta estarão presentes José Melo Ferreira, do CIBIO-InBIO; Helena Geraldes, jornalista e directora da Wilder; Madalena Boto, realizadora especializada em história natural e ciência; Paulo Alves, ilustrador freelancer que trabalha em projectos de conservação e monitorização de aves.

Segue-se a apresentação da obra “Darwin – A Bordo do Beagle”, com o editor e fundador da Gradiva, Guilherme Valente, e com o crítico literário José Mário Silva.

Locais: Átrio e Auditório José Mariano Gago

20h30 – 21h00: Cocktail

O dia termina com um cocktail temático no átrio. A biodiversidade é o prato principal.

Detalhes

Data:
Quarta-feira, 22 Maio
Hora:
10:00 - 21:00
Preço:
Grátis

Organizador

Pavilhão do Conhecimento
Telefone:
21.891.71.00
Site:
http://www.pavconhecimento.pt

Local

Pavilhão do Conhecimento
Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, Lisboa, 1990-223 Portugal
+ Mapas Google
Telefone:
21.891.71.00
Site:
http://www.pavconhecimento.pt