A carregar eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já ocorreu.

Sismo de 1755 e o fecho do Atlântico

Quinta-feira, 20 Abril 2017 @ 17:30 - 18:30

A 20 de Abril descubra mais sobre o sismo de 1755 e os seus efeitos no oceano Atlântico, em mais uma edição do programa 60 Minutos de Ciência, desta vez com João C. Duarte.

 

A conferência, que vai decorrer na Sala Vandelli do Museu Nacional e História Natural e da Ciência, em Lisboa, vai abordar os eventos desencadeados pelos sismos de 1755 e de 1969, que iriam contribuir para o desenvolvimento da Teoria da Tectónica de Placas.
Segundo esta teoria, a superfície da Terra é constituída por grandes placas tectónicas rígidas que se movem umas em relação às outras, sendo que os sismos e uma parte significativa da actividade geológica ocorre nas suas fronteiras.
Neste contexto, também se sabe que existem margens passivas (Tipo Atlântico), que se geram quando os supercontinentes como a Pangaea se fragmentam e nascem novos oceanos, e margens activas (Tipo Pacífico), que levam ao fecho destes oceanos.
O processo cíclico de formação e destruição de oceanos denomina-se de Ciclo de Wilson. Um dos enigmas actuais da Teoria da Tectónica de Placas é o de saber como se processa a transformação de uma margem passiva numa margem activa (invertendo o Ciclo de Wilson). A Margem Continental Portuguesa parece estar a passar precisamente por este processo de transformação. Se tal acontecer o oceano Atlântico poderá vir a fechar dando origem a um novo supercontinente denominado Aurica.

 

João C. Duarte é licenciado em Geologia e Recursos Naturais em 2005 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Desde 2016, Investigador FCT na FCUL (Instituto Dom Luis e Departamento de Geologia) e coordenador Grupo de Geologia Marinha e Geofísica do Instituto Dom Luiz.

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.

Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Detalhes

Data:
Quinta-feira, 20 Abril 2017
Hora:
17:30 - 18:30

Organizador

Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Telefone:
21.392.18.08
E-mail:
Site:
http://www.museus.ulisboa.pt

Local

Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Rua da Escola Politécnica 56/58, Lisboa, 1250-102 Portugal
+ Mapas Google
Telefone:
21.392.18.00
Site:
http://www.mnhnc.ulisboa.pt