A carregar eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já ocorreu.

Voluntariado “Caça à beata”

Sábado, 11 Agosto @ 10:00 - 12:00

No âmbito do Programa de Vigilância da Bandeira Azul (PNVBA), realiza-se no próximo dia 11 de Agosto, sábado, mais uma atividade de educação ambiental, a “Caça à Beata”, ao longo do passadiço da Praia da Vagueira, em Vagos (distrito de Aveiro).

 

A atividade está agendada para as 10h00 com ponto de encontro junto à Bandeira Azul da Praia da Vagueira.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Vagos, em parceria com a Associação Bandeira Azul Europa e a Missão Beatão.

A atividade conta com a participação de alguns voluntários mas está aberta à participação do público em geral.

Pretende-se, com esta atividade, alertar a população para os perigos tóxicos da beata em meio natural assim como evitar o contagio de fauna, flora e águas e evitar que estas beatas entrem no lixo normal, sendo recicladas. É, ainda, um objetivo a promoção de uma maior consciencialização ambiental junto dos Jovens Vigilantes e da população em geral.

Uma beata pode contaminar 50L de água com cerca de 4700 substâncias tóxicas (arsénio, acetona, nicotina, ácido acético, lixívia, etc); sendo responsáveis, anualmente, pela morte de cerca de 1 milhão de animais marinhos e 100 000 mamíferos. A beata não é biodegradável.

As beatas recolhidas nesta campanha serão devidamente encaminhadas, pela Missão Beatão, uma Organização não-governamental, que se dedica a procurar formas de reutilizar as beatas ou pelo menos uma parte delas.

Detalhes

Data:
Sábado, 11 Agosto
Hora:
10:00 - 12:00

Local

Praia da Vagueira
Vagos, Portugal

Organizador

Câmara Municipal de Vagos
Telefone:
234 799 600