Rã-de-focinho-pontiagudo. Foto: Benny Trapp/WikiCommons

Anfíbios: três espécies ameaçadas que dependem das zonas húmidas

A salamandra-lusitânica, o tritão-palmado e a rã-de-focinho-pontiagudo são anfíbios de espécies ameaçadas em Portugal e que dependem, cada uma à sua maneira, de zonas húmidas, conta Rui Rebelo.

Na semana em que o mundo celebra as zonas húmidas, a Wilder mostra-lhe que espécies ameaçadas em Portugal mais dependem destes habitats. Desta vez, Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fala-nos de anfíbios.

Todos os anfíbios que existem em Portugal necessitam de zonas de água doce para se reproduzir e em muitos casos para viver.

De um modo geral, cada espécie tem os seus requisitos particulares sobre o tipo de zona húmida preferido.

Salamandra-lusitânica. Foto: Benny Trapp/WikiCommons

No caso das três espécies ameaçadas que ocorrem no Continente, o tipo de zona húmida que preferem não coincide com as imagens de zonas húmidas que são publicitadas no Dia Mundial das Zonas Húmidas – zonas extensas e permanentes.

A salamandra-lusitânica, por exemplo, vive associada a ribeiras e riachos de montanha, com água fria e bem oxigenada.

Tritão-palmado. Foto: Gilles San Martin/WikiCommons

O tritão-palmado e a rã-de-focinho-pontiagudo (as restantes duas espécies) já se reproduzem em águas paradas – charcas e pequenas lagoas.

No caso da rã, as charcas preferidas são bem pequenas e muito pouco profundas – muitas vezes reproduz-se em prados alagados.

Já o tritão-palmado reproduz-se e vive durante pelo menos metade do ano em charcas maiores, que podem ter alguma água corrente.

Rã-de-focinho-pontiagudo. Foto: Benny Trapp/WikiCommons

Os três tipos de habitat preferidos pelas três espécies ameaçadas de anfíbios em Portugal têm em comum o facto de serem geralmente de pequena extensão e com características bem definidas; os habitats com características um pouco diferentes já não são usados pelas espécies.

Esta dependência de habitats pouco frequentes, relativamente pequenos e fáceis de destruir pelos humanos, contribui sem dúvida para o seu estatuto de ameaça.