Panda-gigante. Foto: Werner Hölzl/Wiki Commons

China tem hoje 1.864 pandas-gigantes

O panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca), um dos animais mais ameaçados do mundo, tem hoje uma população de 1.864 indivíduos e mais de dois milhões de hectares de habitat protegido, revelou recentemente o Governo chinês.

“O estatuto de ameaça do panda-gigante é hoje mais confortável”, comentou Yang Chao, responsável da Administração Nacional chinesa para as Florestas, em conferência de imprensa na quinta-feira passada.

Na China vivem hoje 1.864 pandas-gigantes em estado selvagem, um aumento em relação aos 1.114 de há quatro décadas.

Foto: Johann Balleis/Wiki Commons

A estratégia de conservação deste animal, um símbolo cultural do país, assenta na recuperação do habitat e na melhoria da diversidade genética da população.

Segundo aquele responsável, foram criadas 67 reservas naturais na China e o habitat adequado para o panda-gigante atingiu os 2.5 milhões de hectares. “Cerca de dois terços da população de panda-gigante vive hoje em zonas com algum estatuto de protecção”, acrescentou Yang, citado pela agência de notícias chinesa Xinhua.

No início do ano, o Governo chinês anunciou que vai criar um parque nacional para os pandas-gigantes com 27.000 quilómetros quadrados (mais do dobro da área do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos), abrangendo as províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu.

O principal objectivo do parque será criar ligações entre vários habitats de panda, permitindo a diferentes grupos de pandas reproduzirem-se.

“Os pandas-gigantes serão a espécie alvo deste parque nacional mas mais de outras 8.000 também irão beneficiar”, explicou Yang, citado pelo China Daily. Este será um dos 10 parques nacionais que a China quer criar até 2020.

O responsável disse também que até ao final de 2017, o programa de reprodução em cativeiro tinha um total de 518 pandas. Os peritos acreditam que esta população possa manter 90% da diversidade genética durante, pelo menos, 200 anos.

Desde 2003, a China libertou na natureza nove pandas-gigantes de cativeiro. Destes, sete sobreviveram.

De 23 a 26 de Agosto, o país celebra a primeira Semana do Panda-gigante, para promover este símbolo cultural no mundo.

Actualmente, 17 países e 22 Jardins Zoológicos têm projectos de conservação para esta espécie, em colaboração com o Governo chinês. Até agora, 58 pandas têm saído da China para ajudar nesses projectos internacionais. Das 47 crias que nasceram no estrangeiro, 31 regressaram ao país de origem da espécie.