Conheça os vencedores do Bird Photographer of the Year 2020

Fotógrafos de todo o mundo captaram a beleza do mundo das aves, desde os corvos-marinhos, às andorinhas e às poupas. Estas são as imagens que venceram o Bird Photographer of the Year de 2020, anunciadas recentemente.

Este é o quinto ano que se realiza este concurso internacional de fotografia, resultado de uma parceria entre o British Trust for Ornithology e a Nature Photographers Ltd.

O grande objectivo da iniciativa, dedicada à paixão pela fotografia nesta área da História Natural, é ser “uma celebração da beleza e diversidade das aves”, explicam os organizadores.

Este ano, o grande vencedor é Majed Alza’abi, fotógrafo de vida selvagem do Kuwait, com a imagem “End of the day”. A fotografia vencedora é de um corvo-marinho-de-crista (Phalacrocorax aristotelis) na ilha de Vardø, na Noruega.

“Estou muito honrado por receber este prémio”, comentou Majed Alza’abi numa mensagem de vídeo publicada no site do concurso. O fotógrafo explicou que aquela foi a primeira vez que visitou a ilha de Vardø. “O plano era ficar o dia todo com apenas uma espécie, para puder aprender o seu comportamento e conseguir diferentes composições para aquela ave.”

O primeiro prémio tem um valor de 5.000 libras (5.439 euros).

Estas são as fotografias que ganharam o primeiro prémio nas várias categorias a concurso:

Bird Photographer of the year: “End of the day”, por Majed Alza’abi (Kuwait)

Categoria “Best portfolio Award”: Georgina Steytler (Australia)

Mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus), Perth, Austrália. Uma das imagens do portfolio vencedor.

Categoria “Attention to detail”: Moshe Cohen (Israel)

Categoria “Best Portrait”: Majed Alza’abi (Kuwait)

Categoria “Bird Behaviour”: Roelof Molenaar (Países Baixos)

Categoria “Birds in the environment”: Francesco Filippo Pellegrini (Itália)

Categoria “Birds in flight”: Gadi Shmila (Israel)

Categoria “Black and White”: Robert Sommer (Alemanha)

Categoria “Creative Imagery”: James Hudson (Reino Unido)

Categoria “Garden and Urban Birds”: Magdaléna Straková (República Checa)

Categoria “Inspirational encounters”: Gail Bisson (Canadá)

 

Categoria “Conservation Documentary”: Nick Upton (Reino Unido)

Categoria “Young Bird Photographer of the Year”: Adam Lake (17 anos)

Veja aqui todos os vencedores desta edição.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.