Pardilheira. Foto: Francis C. Franklin/WikiCommons

Conservação: Libertados em Espanha 740 exemplares do pato mais ameaçado da Europa

As libertações aconteceram ontem no âmbito do LIFE Cerceta Pardilla, projecto que quer travar o desaparecimento da pardilheira (Marmaronetta angustirostris) em Espanha. Esta é a espécie de pato mais ameaçada da Europa. Em Portugal está Regionalmente Extinta.

Os patos nasceram em cativeiro em centros de referência da Andaluzia e da Comunidade Valencianas e foram recentemente libertados em zonas húmidas dessas regiões, mais concretamente nas províncias de Elche, Valência, Ciudad Real, Almería, Málaga, Cádiz e Sevilha, informou ontem, em comunicado, o Ministério espanhol para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico (Miteco).

Foto: Miteco

Na Andaluzia foram libertados 440 indivíduos nascidos em cativeiro no centro de recuperação de fauna da Cañada de los Pájaros, situado no Espaço Natural de Doñana. Destes exemplares, 360 foram reintroduzidos na Reserva Natural Concertada de la Cañada de los Pájaros, que é uma área importante de refúgio, alimentação e nidificação de aves aquáticas como a pardilheira. Os restantes animais soltos na Andaluzia foram libertados em Punta Entinas-Sabinar, Fuente de Piedra, Laguna de Medina e nas Marismas de Trebujena.

Na Comunidade Valenciana, o centro de recuperação de fauna “La Granja” de El Saler, situado em Valência, libertou 300 indivíduos nascidos na Primavera de 2020 neste centro de referência de reprodução em cativeiro da pardilheira. Os animais foram libertados no Parque Natural de El Hondo e na Paraje Natural Clot de Galvany, em Elche; em Marjal de los Moros em Sagunto e na Reserva Natural Complejo Lagunar de Alcázar San Juan, em Ciudad Real.

Para facilitar a adaptação ao seu novo habitat, foi realizada uma solta branda, que consiste em colocar grandes jaulas em lugares estratégicos das zonas húmidas, onde permanecem grupos de 20 aves durante uma semana antes da solta definitiva.

Os exemplares libertados estão marcados com anilhas para facilitar o seu seguimento e monitorização. Alguns também têm emissores GSM que permitem a sua localização em qualquer momento.

Em colaboração com Itália foram cedidos 30 indivíduos nascidos no centro de recuperação de fauna de El Saler, em Valência, para a sua reintrodução numa zona húmida da Sicília.

O projecto LIFE Cerceta Padilla, coordenado pela Fundación Biodiversidad daquele ministério espanhol, tem como objectivo recuperar 3.000 hectares de zonas húmidas para reverter o risco de extinção da pardilheira, o pato mais ameaçado da Europa e que em Espanha está numa situação crítica.

Foto: Miteco

No âmbito deste projecto foi posto em marcha um programa de reprodução em cativeiro com o qual se pretende alcançar, pelo menos, 1.000 exemplares libertados.

Em Múrcia também se iniciará um programa de reforço de populações a partir dos indivíduos criados no centro de recuperação de fauna “La Granja”, de El Saler.

A situação crítica da pardilheira

A pardilheira é uma das sete espécies em situação crítica em Espanha. Até meados do século XX, a pardilheira era abundante nas zonas húmidas costeiras mediterrânicas, especialmente em Doñana.

Pardilheira. Foto: Francis C. Franklin/WikiCommons

Mas nas últimas décadas, o seu declínio foi tão drástico que esta espécie de interesse comunitário passou a estar Criticamente Em Perigo de extinção. No ano passado apenas foram registados 45 casais reprodutores em Espanha, que é quase o único local de distribuição desta espécie na Europa.

“A perda e degradação do habitat é a sua maior ameaça e põe em causa a própria sobrevivência da espécie. As zonas húmidas sofrem o impacto da seca, da poluição, da proliferação de barreiras artificiais e outras ameaças causadas por actividades humanas”, segundo o ministério espanhol.

Durante os próximos cinco anos, o LIFE Cerceta Pardilla vai tomar um conjunto de acções para melhorar o estado das zonas húmidas da Comunidade Valenciana como a Albufera de Valencia e o Parque Natural de El Hondo em Alicante; as marismas do Guadalquivir na Andaluzia e as zonas húmidas de Murcia, como a lagoa de la Morera. Todas estas zonas húmidas fazem parte da Rede Natura 2000.

Entre as acções previstas no projecto está a aquisição de 141 hectares mediante a compra de três propriedades situadas em zonas consideradas na Estratégia de Conservação da pardilheira como locais vitais para a sua sobrevivência e recuperação.

O programa de reprodução em cativeiro e reforço de populações terá acções que permitem melhorar o conhecimento da espécie através do seu seguimento no meio natural ou estudos genéticos. Também será impulsionada a participação de sectores relevantes para a sua conservação, como os caçadores e agricultores, e a sensibilização e educação ambiental da sociedade.