Covid-19: Com o Shedd Aquarium fechado, pinguins aproveitam para explorar e visitar outros animais

Naturalistas

Os pinguins são uma das maiores atracções do Shedd Aquarium em Chicago. Mas nos últimos dias são eles os visitantes deste aquário nos Estados Unidos, encerrado ao público de 13 a 29 de Março por causa do Covid-19.

 

Com o edifício fechado aos visitantes para ajudar a travar a propagação do Covid-19, um grupo de pinguins-saltadores-da-rocha (Eudyptes chrysome) foi levado a passear e a explorar o resto do aquário.

“Apesar de este ser um momento estranho para nós, estes dias são relativamente normais para os pinguins e para os outros animais do Shedd”, escreve o Aquário na sua página no Facebook.

“Os nossos tratadores estão, constantemente, a providenciar novas actividades, experiências, alimento e mais coisas que permitam aos animais expressarem os seus comportamentos naturais – mesmo que isso inclua simplesmente explorar.”

Desde o dia 15 de Março, o aquário está a partilhar nas suas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram vídeos sobre os seus pinguins a explorarem o aquário, desde a zona de recepção aos habitats das lontras marinhas e da Amazónia.

Um dos primeiros vídeos foi o do pinguim Wellington na zona da Amazónia, a 15 de Março. “Pinguins na Amazónia?! Alguns dos pinguins fizeram uma visita de estudo para conhecer outros animais no Shedd. Wellington pareceu muito interessado nos peixes da Amazónia! Estes também pareceram interessados no seu visitante pouco usual”.

 

 

O adorável vídeo de Wellington, pinguim com 32 anos de idade, a deambular pelo aquário, foi visto largas dezenas de milhares de vezes e terá feito sorrir muitas pessoas nestes momentos difíceis.

“Obrigada Shedd Aquarium por continuar a partilhar… Precisamos encontrar sorrisos onde for possível”, escreveu um utilizador do Twitter.

O último vídeo partilhado de Wellington foi quando o pinguim foi conhecer as lontras marinhas. “Onde irá Wellington a seguir? Fique connosco para descobrir!”

 

 

A 16 de Março foi a vez de partilhar a experiência de visitação dos pinguins Edward e Annie, um casal que se vai reproduzir nesta época. “Todas as Primaveras é época de reprodução no Shedd Aquarium e este ano não é diferente. Na próxima semana, os pinguins – incluindo Edward e Annie – vão começar a construir os seus ninhos”, explica o aquário.

O aquário, que prevê permanecer fechado até 29 de Março, é apenas uma das dezenas de atracções que fecharam por todo o país para mitigar a propagação do Covid-19. Em Portugal, o Oceanário de Lisboa e o Aquário Vasco da Gama também estão encerrados.

Segundo um comunicado do aquário norte-americano, técnicos considerados imprescindíveis continuam a trabalhar para providenciar cuidados vitais aos animais e à infra-estrutura. Isto inclui os tratadores e veterinários.

Durante o encerramento, o aquário está a oferecer formas para o público permanecer ligado àquele espaço, permitindo espreitar os animais e o trabalho de bastidores através das suas redes sociais e fornecendo recursos digitais como vídeos, web-cams e materiais educativos.