Foto: Helena Geraldes/Wilder

Dois homens detidos em Bragança por caça ilegal

A GNR de Bragança deteve na passada quinta-feira dois homens por crime de caça com chamarizes, um equipamento proibido por lei. Dias antes já o mesmo tinha acontecido em Viseu.

 

A 18 de Fevereiro, os militares do Núcleo de Proteção Ambiental de Bragança surpreenderam dois homens a utilizarem um chamariz electrónico para atrair aves, segundo um comunicado da GNR. Os homens foram a tribunal e foram sujeitos a uma coima.

As autoridades apreenderam duas armas de caça, 203 cartuchos carregados, três suportes para pendurar aves, dois chamarizes electrónicos e uma bolsa para cartuchos.

Já a 4 de Fevereiro, o Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Viseu tinha detido um homem quando caçava com um chamariz. Os militares apreenderam uma arma de caça, oito cartuchos, um chamariz com pilha e três tordos.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.