Um esquilo em choque foi o grande vencedor da 4ª edição dos Comedy Wildlife Photography Awards. A fotografia da norte-americana Mary McGowan foi a escolhida de entre mais de 2.000 imagens hilariantes.

 

Os prémios que, através do humor, querem alertar consciências para a necessidade de preservar a vida selvagem foram conhecidos a 15 de Novembro, numa cerimónia em Londres. O grande objectivo desta iniciativa dos fotógrafos Tom Sullam e Paul Joynson-Hicks é sublinhar a importância de conservar a vida selvagem do planeta.

“Queremos alertar consciências para os esforços conservacionistas necessários para manter estes animais livres e selvagens”, disse à Wilder Tom Sullam, em Setembro. “As imagens têm de arrancar uma gargalhada de quem as vê e através dessa ligação emocional esperamos aumentar a sensibilização.”

A grande vencedora foi “Wait…I Can Explain!“, por Mary McGowan. A fotógrafa captou o momento logo a seguir a um esquilo-cinzento, em Brandon (Florida, EUA), ter deixado cair a noz que estava a mordiscar. A fotografia venceu ainda a escolha do público e a categoria Creatures of the Land.

 

 

Das mais de 2.000 imagens que estiveram a concurso, em Setembro foram conhecidas as 41 finalistas. Agora aqui ficam os vencedores nas outras categorias.

 

Categoria Creatures of the Air:Peek-a-boo!“, coruja-buraqueira por Shane Keena (EUA).

 

Categoria Under the Sea: “Smiling Blue Shark”, por Tanya Houpperman

 

Categoria Spectrum Photo Junior:Nature’s Call”, por Arshdeep Singh

 

 

Categoria Amazing Internet Portfolio: “Collection of bear studies”, por Valtteri Mulkahainen

 

Menções honrosas:

Wildlife PhotograBearpor Roie Galitz:

 

Tango, por Michael Watts:

 

 

Coastal Brown Bear Cub with a Headache, por Danielle D’Ermo:

 

 

So There, por Barney Koszalka:

 

 

Drive Safepor Jonathan Irish:

 

 

This Is Spartapor Sergey Savvi:

 

 

Martian Tangopor Sergey Savvi:

 

 

Rhinopeacock, por Kallol Mukherjee:

 

 

Splitspor Geert Weggen:

 

 

Os Comedy Wildlife Photography Awards vão lançar um livro com uma selecção das melhores fotografias, para ajudar a Born Free Foundation, que trabalha para proteger a vida selvagem.