Gaivota-de-patas-amarelas. Ilustração: Isabel Leal

Esta nova exposição está à sua espera na Reitoria da Universidade do Porto

Para fazer

Até dia 21 de Março, pode conhecer alguns dos melhores trabalhos dos alunos da primeira edição do Curso de Ilustração Científica – Ilustração em Ciências Naturais da Universidade do Porto.

 

Baptizada de “ILUSTRA UP – Ilustração Científica da Universidade do Porto”, a nova mostra junta quase 50 obras da autoria de nove alunos da primeira edição deste curso, em 2018/2019, sobre espécies terrestres e aquáticas de fauna e flora de Portugal e de outros países.

A exposição está patente na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, na Praça dos Leões, na Baixa.

 

Insecto. Ilustração: Arthur Wandeur

 

Esquilo-vermelho. Ilustração: Tânia Pinto

 

Entre as ilustrações afixadas nas paredes e também dispostas na horizontal, em mesas, podem ver-se por exemplo o nascimento de pequenos cavalos marinhos e os pormenores coloridos de um escaravelho, mas também um esquilo, uma cobra-rateira, um caranguejo ou uma pinha. É também possível ficar a conhecer melhor a gaivota-de-patas-amarelas, a Tulipa agenensis e o habitat do cardo marítimo.

 

 

Cardo. Ilustração: Isabel Leal

 

Caranguejo. Ilustração: Fátima Coelho

 

“Praticamente todas as técnicas foram usadas: grafite, tinta da China, scratchboard, aguarela, lápis de cor, lápis de cera, canetas de tinta pigmentada e digital”, explicou Maria João Santos, coordenadora do curso e professora na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

 

Cobra-rateira. Ilustração: Márcia Venâncio

 

O curso não se chegou a realizar neste último ano, por não ter sido atingido o número limite de inscrições, e não tem ainda das prevista para uma nova edição, indicou à Wilder a mesma responsável.