Estas são as fotos vencedoras do concurso Wiki Loves Earth em Portugal

Início

Os vencedores nacionais do concurso Wiki Loves Earth já foram escolhidos. Conheça as fotografias que ficaram no top 10 desta competição dedicada aos espaços naturais protegidos de Portugal.

“Penso que as fotos deste ano são das melhores que já tivemos”, disse à Wilder Gonçalo Themudo, biólogo no CIIMAR-UP e presidente da Wikimedia Portugal, responsável pela organização do concurso Wiki Loves Earth a nível nacional.

Neste ano, em que pela terceira vez Portugal foi um dos países participantes, foram submetidas 1.246 fotos tiradas em espaços naturais protegidos nacionais, por 78 participantes.

Destas, “um júri internacional constituído principalmente por voluntários da Wikipédia e Wikimedia Commons” seleccionou 10 vencedores. “Os critérios de selecção foram a qualidade técnica das fotos, a sua estética e a sua utilidade como representação das áreas naturais que retratam”, indicou também Gonçalo Themudo, que foi um dos membros do júri.

Os finalistas de cada um dos 34 países que entraram no concurso estão também na competição internacional, cujos resultados ainda se vão conhecer.

Tal como acontece com as todas as imagens submetidas na plataforma Wikimedia Commons, as fotos vencedoras podem ser livremente reutilizadas, desde que seguindo as regras das respectivas licenças livres.

Fique a conhecer as imagens finalistas do Wiki Loves Earth em Portugal:

1º Prémio: “Lindos reflexos no Covão d’Ametade no Parque Natural da Serra da Estrela”, por Raquel Rosa

Covão d’Ametade, na Serra da Estrela Natural Park. Foto: Raquel Rosa (CC-BY-SA 4.0)

“Esta fotografia tem uma qualidade estética espectacular, com o reflexo da ponte e das árvores na água aumentando a profundidade da representação, além da neve transmitir um ar misterioso à paisagem e lembrando-nos de que a natureza em Portugal não é só a praia”, considera Gonçalo Themudo, presidente da Wikimedia Portugal e membro do júri que avaliou as imagens a concurso.

2º Prémio: “Lagoa do Capitão com montanha do Pico ao fundo”

Lagoa do Capitão com montanha do Pico ao fundo, na Zona de Protecção Especial da Zona Central do Pico, Açores. Foto: Pablosirvert (CC-BY-SA 4.0)

“A segunda imagem da Lagoa do Capitão e da Montanha do Pico nos Açores tem também uma óptima qualidade técnica, a resolução é cristalina, sendo possível ver em detalhe até os musgos que crescem nas árvores em primeiro plano. Essas árvores retorcidas e quase nuas impressionaram o júri pela sua singularidade e a fotografia demonstra bem a diversidade de habitats presente em Portugal, e a riqueza única da natureza dos Açores.”

3º Prémio: “Ouriço-do-mar-roxo (Sphaerechinus granularis), Madeira, Portugal”

Ouriço-do-mar-roxo (Sphaerechinus granularis) na Reserva Natural Parcial do Garajau, Ilha da Madeira. Foto: Diego Delso (CC-BY-SA 4.0)

“A foto de um ouriço-do-mar-roxo (Sphaerechinus granularis) na Reserva Marítima do Garajau, na Madeira, pareceu ao júri uma fotografia de grande valor, não só pela sua qualidade técnica, mas pela dificuldade em obter imagens livres subaquáticas, e desta qualidade”, explicou o mesmo responsável. “A foto que ficou em 8º lugar, do mesmo fotógrafo, retrata um verme-de-fogo na mesma Reserva, pelo que fica claro o valor dado a este tipo de fotografia.”

Conheça ainda os restantes vencedores do concurso a nível nacional:

4º prémio: Cascata do Barranco de Pisões, Sítio de Importância Comunitária da Serra de Monchique, Algarve. Foto: Rui Glória (CC-BY-SA 4.0)
5º prémio: Zona de Paisagem Protegida das Sete Cidades, Ilha de São Miguel, Açores. Foto: Cardilio (CC-BY-SA 4.0)
6º prémio: Sítio de importância comunitária do Maciço Montanhoso Central, Ilha da Madeira. Foto: Diego Delso (CC-BY-SA 4.0)
7º prémio: Caverna com vegetação na Reserva Natural do Pico, Ilha do Pico, Açores. Foto: Matheus Hobold Sovernigo (CC-BY-SA 4.0)
8º prémio: Área de Proteção especial do Vale do Coa, Nordeste de Portugal. Foto: Joana Mafalda Gomes (CC-BY-SA 4.0)
9º prémio: Verme-de-fogo (Hermodice carunculata), na Reserva Natural Parcial do Garajau, Ilha da Madeira. Foto: Diego Delso (CC-BY-SA 4.0)
Pastoreio na Serra da Freita, no Sítio de Importância Comunitária das Serras da Freita e Arada, Zona Norte. Foto: Deadflame87 (CC-BY-SA 4.0)

Saiba mais.

Consulte aqui a notícia da Wikimedia Portugal sobre os resultados do concurso.

Aproveite e espreite também as fotografias finalistas dos outros países.