Estas são as fotografias de animais selvagens mais cómicas do ano

Início

Cerca de 5.000 imagens vindas de 85 países competiram para vencer o primeiro prémio dos Comedy Wildlife Photography Awards 2022. O grande vencedor foi a fotografia Not so cat-like reflexes, da fotógrafa Jennifer Hadley.

Uma cria de leão cujo salto não lhe correu lá muito bem é a protagonista da fotografia que venceu a 8ª edição dos Comedy Photography Awards. Criada em 2015 por Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam – ambos fotógrafos profissionais e conservacionistas apaixonados –, esta é uma competição global, online e com participação gratuita. O seu objectivo tem sido mostrar imagens seriamente cómicas da vida selvagem mais fantástica do planeta.

A fotografia grande vencedora venceu também na categoria “Creatures of the Land”.

©Jennifer Hadley Raleigh / Comedy Wildlife 2022

A imagem foi captada no Serengeti, Tanzânia, quando Jennifer captou o momento em que uma cria com cerca de três meses tentava descer de uma árvore. Queria descer e procurou o melhor sítio para o fazer, percorrendo os ramos da árvore. Mas a descida não lhe correu lá muito bem. “Talvez aquela fosse a sua primeira vez numa árvore e ela tenha decidido arriscar”, comentou a fotógrafa norte-americana, em comunicado. Naquela mesma árvore estava um seu irmão e nas árvores e no solo em redor estavam várias leoas. Quando caiu, levantou-se e correu para junto de outras crias de leão.

“Penso que parte do que faz deste um grande concurso é que a maioria destas fotografias aconteceram totalmente por acidente e isso foi, de certeza, o caso com a cria de leão que caiu da árvore”, acrescentou Jennifer Hadley.

Esta competição quer trazer alegria e risos mas não só. O seu objectivo é salientar a extremamente importante mensagem da conservação da vida selvagem. 10% das receitas conseguidas são doadas à associação britânica Whitley Fund for Nature (WFN). Em 29 anos, esta associação apoiou mais de 200 conservacionistas em 80 países com 20 milhões de libras (cerca de 23 milhões de euros).

Em 2022 eram cinco as categorias a concurso.

A categoria “Affinity”, a escolha do público, teve como vencedor a fotografia “Talk to the Fin!”, também de Jennifer Hadley.

©Jennifer Hadley Raleigh / Comedy Wildlife 2022

O vencedor da categoria “Air Award” foi Jean Jacques Alcalay com a fotografia “Misleading African Viewpoints 2”.

©Jean-Jacques Alcalay/ Comedy Wildlife 2022

O fotógrafo Arturo Telle Thiemann venceu a categoria “Underwater Category Award” com a fotografia “Say Cheeeeese”. Esta imagem destes dois peixes-porco foi captada no mar do Faial, nos Açores.

©Arthur Telle Thiemann/ Comedy Wildlife 2022

Este ano, a categoria “Think Tank Photo Junior” teve como vencedor Arshdeep Singh, com a imagem “I CU Boy”.

©Arshdeep Singh/ Comedy Wildlife 2022

Jia Chen venceu na categoria “Amazing Internet Portfolio Award” pela série “Football Dream”.


Recorde aqui os vencedores da edição anterior.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.