Fotos: Câmara Municipal de Penela

Jovens retiram 100 quilos de lixo de ribeira em Penela

Naturalistas locais

Cerca de 40 alunos do 7º ano limparam um troço da Ribeira da Sabugueira, afluente do rio Dueça, (distrito de Coimbra), no dia 13 de Junho, informou a Câmara Municipal de Penela.

Plásticos, garrafas, tecidos, componentes de um carro, e até mesmo uma gaiola foram recolhidos pelos 39 alunos de duas turmas do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro.

O troço da ribeira que agora está limpo fica entre a ponte antiga da Venda dos Moinhos e a localidade das Ferrarias.

A limpeza surgiu no âmbito da disciplina – Cidadania e Desenvolvimento, coordenada pela professora Paula Dias, e contou com o apoio do município de Penela. 

Preservar o património natural local foi um dos objectivos desta limpeza, a par de “sensibilizar os jovens para a importância da separação do lixo e o seu encaminhamento para adequado destino final (tratamento)”, explica a autarquia em comunicado enviado hoje à Wilder.

“Desde que comecei a participar nestas ações passei a fazer a reciclagem em casa”, confessou uma aluna, durante a limpeza que livrou aquele troço da ribeira de lixo não biodegradável.

No entender da autarquia, “esta acção, dinamizada pelos jovens penelenses, evidencia a defesa do ambiente, bem como, o apreço pelo território”.

Este ano, a Câmara Municipal de Penela tem a decorrer o projecto de educação ambiental Do rio ao mar, sem lixo, para promover acções de protecção ambiental.

O concelho tem zonas de galerias ripícolas, importantes para a biodiversidade e ecossistemas, nas margens do rio Dueça (um afluente do rio Ceira) e do Rio de Mouros (afluente do Rio de Anços) e das suas inúmeras ribeiras, como a da Sabugueira.