Nasceu no Zoo de Lisboa um panda-vermelho, espécie em perigo

O programa europeu de reprodução do panda-vermelho, espécie Em Perigo de extinção, ganhou uma nova cria. Esta nasceu em Junho no Jardim Zoológico de Lisboa, foi agora anunciado.

A nova cria de panda-vermelho (Ailurus fulgens), cujo género ainda está por identificar, nasceu a 11 de Junho, revelou ontem o Zoo, em comunicado.

Esta é uma espécie Em Perigo, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) por causa da diminuição do habitat, caça e consanguinidade, consequência da fragmentação do seu ecossistema, sobretudo em prol de áreas de cultivo.

Para ajudar o panda-vermelho – característico das florestas de bambu e florestas tropicais em altitude da região dos Himalaias e Sul da China – vários Zoos têm a decorrer um Programa Europeu de Reprodução (EEP).

“A reprodução do panda-vermelho é bastante complexa”, explica o Zoo de Lisboa. “Os machos e as fêmeas encontram-se apenas para acasalar, num espaço de tempo limitado e compreendido entre Janeiro a Março. A fêmea só está recetiva uma vez por ano, durante um curto período de 12 a 36 horas, em que a ovulação é induzida pela cópula.”

Tal como o panda-gigante, o panda-vermelho alimenta-se principalmente de bambu – cerca de 80% da sua alimentação – e tem um falso polegar que utiliza para arrancar as folhas do bambu, que são pouco nutritivas. Por essa razão, podem suplementar a dieta com frutos, raízes, ovos e pequenos lagartos.

“Os pandas-vermelhos estão perfeitamente adaptados às temperaturas do seu habitat: a sua pelagem é densa, protegendo-os em caso de frio, e a cauda é longa, para ajudar a manter a temperatura corporal”, acrescenta o Zoo.

“É uma espécie reservada, marcando o seu território com urina e secreções das glândulas anais e genitais. Podem ser territoriais, se ameaçados, e passam a maior parte do tempo em altura, deitados nos ramos das árvores.”

[divider type=”thick”]Saiba mais sobre o panda-vermelho

Peso: 3-6 kg

Comprimento do corpo: < 1m

Comprimento da cauda: 28-49 cm

Vida social: Solitária

Atividade: Noturna/Crepuscular

Dieta: Omnívora

Tipo de reprodução: Vivípara

Gestação: 4-5 meses

Número de crias: 1-4

Maturidade sexual: 18-20 meses

Se quiser saber mais sobre o panda-vermelho, assista à “Animal Talk” no Jardim Zoológico 15 de Setembro, dedicada a esta curiosa espécie.