Foto: Plasticus Maritimus

Plasticus maritimus distinguido na Feira do Livro Infantil de Bolonha

Naturalistas

O livro, dedicado ao problema do lixo marinho e aos seus impactos nos oceanos, vai receber uma menção honrosa na categoria de Não Ficção na 57ª edição desta feira do livro.

 

Com textos de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins, e ilustrações de Bernardo P. Carvalho, “Plasticus maritimus – uma espécie invasora” foi publicado em Novembro de 2018 pela editora Planeta Tangerina.

 

Segundo uma nota da Feira Internacional do Livro de Bolonha, este é um guia de campo, num formato único, para salvar o nosso planeta ao reconhecermos o perigo dos plásticos e o que podemos fazer através do activismo e da criatividade. Esta obra “utiliza uma grande variedade de trabalho artístico, incluindo fotografias, esboços a lápis de cor e um grafismo imaginativo”.

O livro mostra como podemos combater o problema do plástico e de outros lixos, mas não só. Identifica muitos dos objectos encontrados na areia, explica de forma clara o problema dos plásticos e ajuda a conhecer opções mais sustentáveis.

Esta obra surge no âmbito do projecto com o mesmo nome, criado pela bióloga marinha em 2016. O objectivo é fazer um inventário de lixo artístico apanhado nas praias portuguesas. A arte acontece graças ao arranjo do lixo, num jogo de tamanhos, formas e cores – desde um esqueleto de baleia-de-barbas feito de embalagens de plástico branco às bóias de pesca dos EUA e a bonequinhos que marcas de gelado davam como brindes há 40 anos.

“Desde que comecei a explorar a temática do lixo marinho tenho-me vindo a aperceber da assustadora falta de informação acerca do assunto”, disse Ana Pêgo, anteriormente, à Wilder. “Infelizmente, muitas pessoas não têm noção da quantidade de lixo e dos objectos que vão parar ao mar e às nossas praias.”

O vencedor na categoria de Não Ficção nesta edição da Feira Internacional do Livro de Bolonha  vai para o livro “Marie Curie. Nel Paese della scienza”, de Irèn Cohen-Janca.

Um outro livro português, “Troca-tintas”, de Gonçalo Viana (editado pela Orfeu Negro), também será distinguido com uma menção honrosa, desta feita na categoria Opera Prima.

Em 2015, o livro português “Lá Fora – Guia para Descobrir a Natureza” – escrito pelas biólogas Inês Teixeira do Rosário e Maria Ana Dias e ilustrado por Bernardo P. Carvalho – recebeu o prémio naquela categoria, que distingue as primeiras obras.

A Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, o mais importante encontro europeu na área das obras infantis e juvenis, acontecerá de 30 de Março a 2 de Abril.

 

Saiba mais.

Saiba mais aqui sobre Ana Pêgo e o projecto Plasticus maritimus.

 

Agora é a sua vez.

Descubra as cinco pistas de Ana Pêgo para a prática de apanhar lixo das praias.

Visite a exposição “Plasticus maritimus, uma espécie invasora” no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (Parque Verde da Várzea), de 25 de Janeiro a 21 de Junho de 2020.