Floresta. Foto: Aymanjed Jdidi/Pixabay
Foto: Aymanjed Jdidi/Pixabay

Sofia Guedes Vaz começa amanhã caminhada de 555 mil passos pelo clima

Entre 25 de Abril e 10 de Maio, a investigadora Sofia Guedes Vaz vai percorrer a pé a distância que separa Lisboa do Porto para alertar para a realidade ambiental do país.

 

A partida está marcada para as 09h00 de 25 de Abril, no Cais do Sodré em Lisboa. Nesse dia, Sofia Guedes Vaz deverá caminhar 19 quilómetros até Alpriarte. Esta é a primeira etapa dos 16 dias da caminhada em solidariedade com os jovens que, como Greta Thunberg, estão preocupados com o ambiente e futuro do planeta, com os problemas como as alterações climáticas, a poluição dos rios e oceanos, a extinção das espécies ou a sustentabilidade da vida no planeta.

Esta caminhada, estimada em 555 mil passos, e exercício de reflexão diária é feita em parceria com a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Sofia Guedes Vaz vai passar ainda por Vila Franca Xira, Azambuja, Santarém, Golegã, Tomar, Alvaiázere, Alvorge, Cernache, Trouxemil, Anadia, Águeda, Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Grijó e Porto.

O objectivo é “chamar a atenção para a realidade que se for encontrando ao longo do trajeto, numa perspetiva de caminhante, com os aspetos positivos da paisagem, da arquitetura, biodiversidade e até mesmo da cultura, assim como dos problemas, das preocupações e anseios resultantes das histórias que possam ser contadas pelas pessoas com quem se cruzar no caminho”, explica a ZERO em comunicado.

Sofia Guedes Vaz, com 55 anos, é doutorada em Filosofia da Natureza e do Ambiente e investigadora no CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (FCT/UNL) na área de consumo sustentável. É autora do ensaio Ambiente em Portugal da Fundação Francisco Manuel dos Santos (2016).

O registo destes 555 mil passos pelo Ambiente poderá ser acompanhado nas redes sociais, mais concretamente no Facebook (@sofia.vaz.35), no Twitter (@sofiagvaz) e no Instagram (sofiagvaz007).

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.