Brasil anuncia 20 milhões de reais para recuperar Mata Atlântica

O Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social do Brasil (BNDES) anunciou nesta terça-feira que vai financiar em 20 milhões de reais (cerca de 5,8 milhões de euros) até sete projectos de recuperação da Mata Atlântica, a vegetação nativa brasileira.

A iniciativa BNDES Restauração Ecológica foi anunciada pelo presidente do banco, Luciano Coutinho, e pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Em comunicado, o banco explica que o objectivo é “promover o aumento da cobertura vegetal com espécies nativas em todos os biomas brasileiros”. De fora fica o bioma Amazónia, para o qual o Banco já dispõe do Fundo Amazónia.

Na primeira fase serão contemplados projectos de recuperação de áreas entre 200 e 400 hectares e ficarão incluídas despesas como a compra de sementes, maquinaria, viveiros, mão de obra, pesquisa técnica ou vedações.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.