Censo ao maior morcego europeu em Cádiz conta 243 animais

Ao anoitecer de 30 de Julho, 30 cidadãos ajudaram a fazer o censo do morcego-arborícola-gigante, o maior morcego europeu, no Zoobotânico da cidade espanhola de Jerez de la Frontera, Cádiz. Foram contados 243 animais, no âmbito de um projecto que quer conhecer melhor aquela colónia.

 

Os 30 voluntários ajudaram a contar os morcegos durante as suas saídas nocturnas para se alimentarem, depois de passarem o dia nos seus refúgios na copa das palmeiras-da-Califórnia (Washingtonia filifera) do Zoobotânico.

Este foi o segundo censo do Verão a esta colónia de Nyctalus lasiopterus. O anterior foi realizado a 23 de Junho, quando foi possível contar 182 morcegos.

Esta colónia está a ser estudada desde 2012 pela Estação Biológica de Doñana e pela Sociedad Gaditana de Historia Natural, com a colaboração do Zoobotânico.

O próximo censo deste ano está marcado para finais deste mês.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.