Descoberta nova espécie de macaco na Amazónia

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de macaco numa região remota da floresta da Amazónia, no Brasil, segundo um artigo publicado na revista “Papéis Avulsos de Zoologia”.

A espécie Callicebus miltoni foi identificada durante quatro expedições na floresta da Amazónia, graças a observações directas, recolha de espécimes – actualmente no Museu Paraense Emílio Goeldi -, e entrevistas a moradores locais.

Segundo os investigadores, a espécie tem uma faixa cinzenta clara na testa, costas e garganta castanho-escuro e cauda laranja.

A distribuição geográfica da nova espécie é limitada pelos rios Roosevelt e Aripuanã, nos estados de Mato Grosso e Amazonas. Cerca de 57% desta área tem algum estatuto de protecção.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.