Dois bufos-reais devolvidos à natureza em Sátão

As aves foram libertadas na terça-feira ao final do dia em Romãs depois de terem sido recuperadas pelo CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

 

Os bufos-reais (Bubo bubo) ainda eram jovens quando deram entrada no centro de recuperação, a funcionar em Gouveia. Um deles tinha uma fractura numa das asas.

“O processo de recuperação consistiu em imobilização do membro afectado, no caso do que apresentava lesões, e treino de voo e socialização com outras aves da mesma espécie”, explica o centro, no seu site oficial.

A devolução dos animais à natureza contou com a participação das pessoas que encontraram um deles.

A 28 de Junho, o mesmo centro libertou três corujas-do-mato (Strix aluco) em Unhais da Serra, Covilhã. Estes animais tinham sido encontrados no chão junto a uma estrada nacional, enquanto crias. As corujas passaram por um processo de recuperação que consistiu na alimentação, tratamento de lesões, socialização e treino de voo e caça.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.