GNR deteve dois homens por caça de espécie não cinegética

Dois homens foram detidos na última segunda-feira, dia 14 de Dezembro, pelo crime de caça de pintassilgos (Carduelis carduelis), classificados como uma espécie não cinegética.

De acordo com uma notícia do jornal ‘online’ Beira.pt, a detenção dos dois homens, com 56 e 62 anos de idade, realizou-se na localidade de Quintãs, no concelho de Mêda (distrito da Guarda).

Os dois detidos tiveram de se apresentar no Tribunal da Comarca de Vila Nova de Foz Côa.

Foram ainda apreendidas nove gaiolas, duas redes e outros materiais, utilizados para a captura das aves, tal como um total de nove pintassilgos, estes últimos entregues no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) para serem recuperados e devolvidos à natureza.

Nesta acção participaram militares da GNR do Posto Territorial de Mêda, em colaboração com militares do Núcleo de Protecção Ambiental do Destacamento Territorial de Pinhel e do Posto Territorial de Foz Côa.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.