Mapa de espécies invasoras em Portugal ultrapassa os 6000 registos

Nos últimos cinco meses, 40 novos utilizadores ajudaram a completar o mapa dos avistamentos de plantas invasoras de Portugal com 1000 novos registos, o que eleva o total a 6000 localizações de espécies exóticas, revela o projecto Invasoras.pt.

As seis espécies mais avistadas foram a mimosa (Acacia dealbata) e cana-do-reino (Arundo donax) (109), seguidas do arbusto tintureira (Phytolacca americana) (93), árvore-do-incenso (Pittosporum undulatum) (77), espanta-lobos (Ailanthus altíssima) (69) e da espécie de acácia Acacia melanoxylon (66).

Segundo os responsáveis pelo projecto, houve pessoas que registaram no mapa mais de 150 plantas.

Em Portugal estima-se que existam cerca de 670 espécies exóticas, desde árvores a flores e arbustos. O site do projecto tem à disposição a lista das espécies invasoras, com uma fotografia de cada uma para ajudar à identificação. A lista está organizada por árvores e arbustos, ervas, ervas aquáticas, suculentas e trepadeiras.

Em determinadas alturas, o projecto lança desafios para o registo de determinada espécie. Actualmente está a precisar de pessoas que tenham visto jacintos-de-água (Eichhornia crassipes), uma erva aquática que se vê muito bem nesta altura do ano e que chega a tapar a superfície de lagos e lagoas. Na semana passada o mapa tinha apenas 28 registos.

A contribuição para este mapa pode ser feita submetendo registos de localização das espécies através da aplicação para dispositivos Android, disponível para download, ou submissão online.