Obama quer aumentar refúgio no Árctico para a vida selvagem

O Presidente norte-americano Barack Obama vai propor a expansão da área do refúgio no Árctico para a vida selvagem, integrando uma zona que já está a ser perfurada para extracção de petróleo e gás natural, informou em comunicado o Departamento do Interior neste domingo. Esta intenção, noticiada pelo jornal Washington Post, provocou a ira dos Republicanos do Alasca.

A agência de notícias Reuters cita a senadora Lisa Murkowski, do Alasca, segundo a qual esta proposta da Administração Obama é um ataque político à região. E deixou uma promessa: “Vamos lutar (contra a proposta) com todos os recursos que tivermos”.

A proposta, que será apresentada ainda esta semana no Congresso, não deverá afectar os planos a curto prazo das empresas petrolíferas Statoil, Shell e ConocoPhillips para a região. Já os impactos a longo prazo são menos claros, noticia o Wall Street Journal.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.