Spea declara fura-bardos a Ave do Ano em 2015

Todos os anos, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) lança esta campanha da Ave do Ano para chamar a atenção dos cidadãos para determinada espécie. Nesta quinta-feira, a organização revelou a ave para 2015: o fura-bardos (Accipiter nisus granti).

Esta ave de rapina, que apenas ocorre na ilha da Madeira e no arquipélago das Canárias, pode ser observada próximo de campos agrícolas, em áreas abertas ou áreas urbanas, que utiliza como áreas de caça.

“A campanha da Ave do Ano vai dar a conhecer esta ave tão singular e demonstrar como é importante investir na conservação de espécies que apenas existem em locais muito limitados do planeta”, diz Isabel Fagundos, directora da Spea Madeira, em comunicado.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.