Voluntários ajudaram a plantar árvores e arbustos na Serra de Sintra

Um grupo de voluntários ajudaram a plantar 45 árvores e arbustos autóctones na Serra de Sintra, numa zona próxima da Malveira da Serra, no âmbito de uma acção organizada pela Cascais Ambiente.

Sobreiros, medronheiros e sanguinhos-das-sebes foram as espécies escolhidas para a plantação que se realizou no último sábado, no âmbito do projecto Oxigénio, que tem como objectivo proteger e promover a natureza no concelho de Cascais.

O projecto Oxigénio envolve actividades de voluntariado para plantação de espécies autóctones e controlo de espécies invasoras, organizadas periodicamente e abertas a todos os interessados, e ainda outras iniciativas também de conservação da natureza, mas dirigidas a outros públicos-alvo.

Em causa está por exemplo a Rede Oxigénio, que prevê a adopção de um talhão de terreno por uma empresa ou instituição, que fica responsável pela respectiva manutenção durante um período de cinco anos.

A Cascais Ambiente é uma empresa municipal ligada à Câmara de Cascais, que está em actividade desde há 10 anos.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.