Estas são as fotografias de natureza vencedoras do Rewilding Photo Contest

Início

Os fotógrafos Norberto Esteves, Guilherme Limas, Margarida Marreiros e Jorge Macedo venceram nas quatro categorias a concurso na 2ª edição do Rewilding Photo Contest. Conheça as imagens vencedoras.

O grande objectivo deste concurso é “promover o património natural português e a sua respetiva valorização e proteção, através da fotografia de natureza”, explicam, num comunicado enviado à Wilder, os organizadores, a organização Rewilding Portugal e o Município do Sabugal.

A fotografia de natureza é uma forma de “dar a conhecer à comunidade os magníficos ecossistemas e respetivas espécies de fauna e flora selvagem que temos no nosso país”, acrescentam.

Este ano, a categoria Fauna teve como grande vencedor o fotógrafo Norberto Esteves, com a imagem de uma coruja-do-nabal (Asio flammeus).

Foto: Norberto Esteves

Nesta categoria, o segundo lugar foi para Daniel Santos e o terceiro a Brais Palmás.

Na categoria Flora e Fungos, o grande vencedor foi Guilherme Limas, seguido de Pedro Esteves e Carlos Silva.

Foto: Guilherme Limas

Em Paisagens Naturais, a vencedora foi Margarida Marreiros, seguida de Pedro Silva e Francisco Coimbra, este último o único repetente respetivamente aos prémios do último ano.

Foto: Margarida Marreiros

Na categoria Grande Vale do Côa, o primeiro lugar foi entregue a Jorge Macedo, o segundo a Agnes Sobon e o terceiro a José Amaral. 

Foto: Jorge Macedo

Os primeiros lugares levarão para casa um prémio monetário de 250 euros, os segundos lugares um prémio de 150 euros e os terceiros lugares de 75 euros, além de uma garrafa Altano Rewilding, da revista Wild 2021 e de certificado para todos os premiados por igual.

A entrega de prémios acontecerá a 1 de Outubro no concelho do Sabugal. Além da cerimónia, contará com uma visita guiada da equipa da Rewilding Portugal à área rewilding do Vale Carapito, em Vilar Maior. Esta foi a primeira área rewilding da Rewilding Portugal aberta a visitação no Grande Vale do Côa.

Neste momento, a Rewilding Portugal está a promover a renaturalização do Grande Vale do Côa, reforçando um corredor natural de vida selvagem, e a reduzir as barreiras à conectividade da população de lobo-ibérico a Sul do Douro.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.