Abelha Hylaeus communis

Estas são cinco das muitas abelhas agora descobertas em jardins lisboetas

Neste último ano, a variedade de espécies de abelhas nos jardins de Lisboa apanhou de surpresa quem trabalha com este grupo de insectos na cidade, com bons resultados para o conhecimento deste grupo e dos seus hábitos em ambiente urbano. Albano Soares, entomólogo ligado à associação Tagis, apresenta-nos cinco espécies que descobriu recentemente em jardins urbanos da cidade.

1. Abelha Ceylalictus variegatus

Foto: Albano Soares

Esta é uma abelha de pequeno tamanho (entre 4 e 4,5 mm) de hábitos generalistas, pois procura uma grande diversidade de flores. Até 2020, esta espécie em Portugal só tinha registos no Alentejo e no Algarve.

Fotografada na Praça de Londres, Lisboa, numa planta da espécie Abelia grandiflora.

2. Abelha Coelioxys inermis

Foto: Albano Soares

Esta abelha parasita outras abelhas do género Megachile. Tem um tamanho médio (entre 9 a 10mm) e existem apenas cerca de uma dezena de registos em Portugal, sendo este o primeiro para a cidade de Lisboa.

Fotografada no Jardim da Gulbenkian, numa Anemone sp.

3. Abelha Halictus vestitus

Foto: Albano Soares

A Halictus vestitus é uma abelha generalista de tamanho médio (7,5 a 8mm). Os registos desta espécie, em Portugal, centram-se no Alentejo e no Algarve, sendo este o primeiro registo na cidade de Lisboa.

Fotografada na Praça de Londres, Lisboa, numa Abelia grandiflora.

4. Abelha Hylaeus communis

Foto: Albano Soares

A Hylaeus communis é uma pequena abelha solitária (4 a 5mm) de hábitos generalistas. Este é o quinto registo da espécie em Portugal e o primeiro na cidade de Lisboa.

Fotografada no Jardim da Gulbenkian, numa Anemone sp.

5. Abelha Lasioglossum smeathmanellum

Foto: Albano Soares

Trata-se de uma abelha com hábitos gregários e de pequeno tamanho (entre 5 a 6mm). Esta é a primeira vez que é registada na cidade de Lisboa.

Fotografada na Praça de Londres, Lisboa, numa Abelia grandiflora.