Cantinho dos polinizadores. Foto: Diana Martins

Jardim de Infância em Leiria criou um pequeno santuário para polinizadores

No Jardim de Infância de Barreiros, em Leiria, há um santuário para polinizadores, com um hotel para insectos e as suas flores preferidas. Nesta escola, os alunos já não abrem mão da convivência com estes animais tão especiais.

Pode dizer-se que o Jardim de Infância de Barreiros, que pertence ao Agrupamento de Escolas de Marrazes (AEM), é uma escola amiga dos polinizadores.

“O espaço exterior do Jardim de Infância é bastante grande, com áreas cobertas por relva, canteiros e árvores”, explicou à Wilder a educadora Diana Martins. “A zona circundante é rural e está próximo de algumas florestas. Com muita frequência aparecem pequenos animais selvagens, como esquilos ou ouriços caixeiros, e também muitos insetos: abelhas, abelhões, vespas, escaravelhos, borboletas, gafanhotos, louva-deus, formigas…”

Cantinho dos polinizadores. Foto: Diana Martins

Em Outubro de 2020, o Jardim de Infância candidatou-se ao Projecto da Ciência Viva “Desafio, Polinizadores em Ação”. Mas por causa do confinamento e do ensino à distância, a maioria das actividades só começaram em Março deste ano.

Segundo Diana Martins, a decisão de participar neste projecto para ajudar os insectos polinizadores foi natural. “Procurando ir ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo do AEM, constatei que o grupo revelava muita curiosidade e vontade em aprender novos conceitos sobre o ambiente e sobre a natureza.”

Foto: Diana Martins

E muito trabalho já tem sido feito pelos seus 20 alunos, dos 3 aos 6 anos, para transformar este Jardim de Infância num local amigo da vida selvagem.

“No exterior foi criado o cantinho dos Insetos Polinizadores, onde foi colocado um hotel para insetos e foram plantadas várias flores e plantas, oferecidas pela Câmara Municipal de Leiria (Horto Municipal). Penso que cuidar, diariamente, deste cantinho, fazer jardinagem, plantar novas flores e saber se temos visitantes no hotel de insetos, será a atividade preferida das crianças”, contou a responsável.

Foto: Diana Martins

Mas há mais acções, abrangendo todas as áreas curriculares da educação pré escolar.

“É feita observação de alguns protótipos de insetos, utilizando lupas, e são feitos registos escritos e preenchimento de tabelas, onde as crianças registam o número de antenas, patas, se os insetos têm ou não têm asas…”.

Outras actividades incluem fazer fósseis de insetos, desenhos e pinturas, “conversas e diálogos de sensibilização, observação de imagens de livros, pesquisas de Internet, leitura de artigos da “Wilder”, atividades de campo, em que as crianças observam diretamente as abelhas e abelhões a recolher pólen ou formigueiros”, acrescentou Diana Martins.

Para esta educadora, “este projeto tem sido muito importante na aquisição de competências essenciais da educação pré escolar. É nesta fase que as crianças adquirem conhecimentos e fazem aprendizagens que podem ficar para toda a vida! As crianças brincando, aprendem tudo sobre o mundo que as rodeia e é no jardim de infância que se inicia este processo de descoberta e entusiasmo”.

Diana Martins nota alterações nas crianças desde o início deste projecto dedicado aos polinizadores. “O desenvolvimento deste projeto tem marcado muito as crianças! Elas já percebem que podem ter um  papel fundamental na preservação da natureza. Espontaneamente observam e contemplam insetos e flores, tendo o cuidado de não fazer mal, nem destruir.”

E algumas vão mais longe. “Quando vai um jardineiro cortar a relva (Junta de Freguesia), alertam e avisam o adulto, para o facto de ser necessário deixar uma parte do campo intacta, com as flores campestres, para os insetos polinizadores. E levam para  suas casas estas aprendizagens e sensibilizam as famílias para a importância dos insetos polinizadores.”

Hoje, as crianças “têm a percepção de que os polinizadores são muito importantes para a vida do planeta”, explicou Diana Martins.

“Aprenderam que são eles que trazem o pólen que se espalha na terra e que, por isso, nascem flores e plantas, que são o alimento de muitos animais e das pessoas.”

Para estes meninos, as abelhas que sobrevoam as flores do seu Jardim de Infância são verdadeiros “super-heróis da polinização”.