Leitores: “Será que encontrei uma postura de ovos de borboleta do medronheiro?”, pergunta Jorge Ligeiro

O leitor Jorge Ligeiro é apaixonado por borboletas e gostava muito de encontrar a lagarta da borboleta do medronheiro (Charaxes jasius). Durante as férias acredita que poderá ter descoberto, finalmente, uma pista. Será? O investigador João Nunes responde.

“Sou apaixonado por borboletas. Tenho tido uma relação interessante com estes belos animais. Sempre apreciei muito a borboleta do medronheiro, mas nunca consegui encontrar uma lagarta, apesar de onde vivo haver muitos medronheiros”, contou o leitor à Wilder.

Borboleta do medronheiro. Foto: John Trololo/WikiCommons

“Estes dias estive a passar férias em Pedrogão, zona de intensa vegetação e com grandes manchas de medronheiros. Num dos passeios, qual não foi o meu espanto lá andavam borboletas a acasalar junto de uma torre de vigia. ‘Ah, hoje tem de ser….’ Dizia eu para comigo. Procurei, procurei, procurei e nada.”

“No entanto, em algumas folhas vi uma pequena mancha branca que, a princípio, me pareciam ser fezes de pássaro. Observava e nada. Mas como era teimoso, insisti. Numa dessas manchas, e ao observar com muita atenção, reparei numas minúsculas larvas a mexerem-se. Como devem calcular, fiquei louco…. Será que encontrei uma postura de ovos de borboleta do medronheiro?”

“Caros amigos, agradecia a vossa atenção a esta minha questão. Já procurei na Net e não encontrei nada sobre posturas. Podem aliviar a minha ansiedade?”

Resposta de João Nunes, investigador de borboletas nocturnas e colaborador no projecto Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Segundo este investigador, “a borboleta do medronheiro (Charaxes jasius) não faz posturas de mais que um ovo na mesma folha. Coloca cada ovo (às vezes dois) em folhas diferentes de medronheiro, podendo ser no mesmo exemplar ou não”.

Aqui poderá encontrar fotos de todo o ciclo de vida desta espécie.

“Não consigo garantir que o leitor tenha visto esta espécie… Uma foto, mesmo que de má qualidade, ajudaria a confirmar.”

De origem africana, as borboletas-do-medronheiro são a borboleta diurna com maior envergadura da Europa, atingindo entre 65 a 80 milímetros.

Estas borboletas estão em voo entre Março e Outubro.

São uma espécie monófaga, pois as lagartas desta borboleta alimentam-se apenas de uma planta. Neste caso, tal como o nome indica, dependem das folhas dos medronheiros (Arbutus unedo) e, por isso, estão muito associadas a essa área de distribuição.

A secção “Seja um Naturalista” é patrocinada pelo Festival Birdwatching Sagres. Saiba mais aqui o que pode ver e fazer neste evento dedicado às aves.