Coruja. Biodiversidade. Foto: KevinsPhoto/Pixabay

Para fazer: 22 ideias para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Biológica

Se tem a vontade de ajudar a vida selvagem mas faltam-lhe ideias, a ONU propõe 22 acções que pode escolher e assim celebrar o Dia Mundial da Diversidade Biológica, comemorado a 22 de Maio.

Este ano, o tema escolhido é “Building a shared future for all life”, conforme anunciou o Secretariado da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica.

“A Biodiversidade continua a ser a resposta para vários desafios do desenvolvimento sustentável. Desde as soluções baseadas na natureza para o clima, questões de saúde, segurança alimentar e de água e formas de vida sustentáveis, a biodiversidade é a fundação sobre a qual podemos reconstruir um futuro melhor”, segundo um comunicado das Nações Unidas.

A fim de ajudar a inspirar para a acção, as Nações Unidas avançam uma lista com 22 sugestões de algo que todos podemos fazer para ajudar a natureza.

O desafio é adoptar qualquer uma ou várias destas 22 acções ou propor as suas e partilhar fotos ou vídeos nas redes sociais com a hashtag#BiodiversityDay ou #DiadaBiodiversidade. Até ao dia 22 de Maio, a campanha da ONU vai mostrar o que está a ser feito por todo o mundo.

1. Limpar uma zona perto de onde mora: pode ser o seu bairro, um jardim, uma floresta, a margem de um rio ou até a sua rua. Torne o seu ambiente mais agradável. E ganha pontos bónus se identificar hotspots de biodiversidade perto de si e tomar medidas extra para os proteger.
  2. Restaure uma área abandonada ou esquecida plantando árvores nativas, arbustos ou outras plantas. Crie um habitat para a vida selvagem perto da sua casa, escola ou local de trabalho.
  3. Tire fotografias, mas não leve nada para casa: quando estiver na natureza, não a perturbe ou danifique, levando coisas consigo. Em vez disso, tire fotografias e partilhe-as nas redes sociais, como por exemplo no Instagram da comunidade @UNBiodiversity.
  4. Ajude os animais, pequenos ou grandes: apoie centros de recuperação de animais selvagens, oferecendo o seu tempo ou apoio financeiro, e se encontrar animais em apuros, contacte as autoridades competentes. Também pode ajudar animais que ficaram encalhados, desde uma baleia numa praia a um escaravelho no meio da estrada.
  5. Evite a propagação de doenças zoonóticas: garanta que as fontes de água perto de si são limpas e que não têm resíduos, evite invadir áreas ricas em biodiversidade e zonas selvagens e lave as mãos depois do contacto com animais.
  6. Plante árvores, arbustos e plantas nativas: assim estará a aumentar o habitat e as fontes de alimento para a fauna local. Além disso, pode informar-se sobre quais são as espécies exóticas que são invasoras na sua região e aprender formas para as erradicar.
  7. Consuma de forma responsável: dê prioridade a produtos feitos localmente e sem danificar o ambiente e a saúde humana, que tenham menos embalagens e que possam ser compostados, reciclados ou reutilizados.
  8. Poupe energia: desligue as luzes quando já não precisar delas e use menos combustíveis fósseis ou consuma menos carne (especialmente de quintas industriais).
  9. Partilhe: partilhe com outros, em especial com os que têm menos. Não só os seus bens serão reutilizados como irão ajudar quem mais deles precisar.
  10. Compre produtos amigos da Biodiversidade: saiba quais os sistemas de certificação disponíveis em Portugal e/ou aprenda sobre os métodos de produção e as origens dos produtos, para levar em conta o seu impacto na biodiversidade.
  11. Ajude alguém a parar de fumar: Assim estará a melhorar a saúde de alguém e a do ambiente. E o fumar é apenas um exemplo, mas pode ser qualquer coisa que encoraje um estilo de vida mais saudável.
  12. Aprecie a biodiversidade urbana: Faça uma pausa da vida da cidade e dedique algum tempo a apreciar um parque natural ou um espaço verde no seu bairro. E se não houver um espaço assim, crie um, por exemplo, instalando uma floreira com flores na sua janela, plantando um arbusto, construindo uma caixa-ninho para aves, um abrigo para morcegos, um hotel para insectos ou um charco, etc.
  13. Apoie empresas que estão comprometidas com padrões éticos: descubra que empresas são essas, comprometidas com padrões como o Ethical BioTrade Standard ou o FairWild Standard, e em especial quais as empresas que respeitam e promovem os direitos dos povos indígenas e das comunidades locais.
  14. Mude um hábito que é negativo para a biodiversidade: usa produtos de uso único? Usa herbicidas ou pesticidas? Consome muita carne “industrial”? Compra a mais recente tecnologia mesmo que os seus aparelhos antigos continuem a funcionar? Todos temos, pelo menos, um hábito que é mau para a biodiversidade. Além disso, pode tentar eleger líderes políticos que se preocupem com o Ambiente.
  15. Peça às empresas para usarem matérias-primas de forma responsável: Pergunte a uma marca ou empresa que gosta qual o seu impacto ambiental ou peça-lhes para garantir que as suas práticas são amigas do Ambiente.
  16. Minimize os resíduos: reduza consumos desnecessários (pergunte-se “preciso mesmo disto?”), reutilize o que puder (ou dê a outras pessoas) ou recicle o que for possível. Cultive os seus próprios alimentos, já que muitos são fáceis de cultivar, como as ervas aromáticas. Não só poupa dinheiro como reduz a sua pegada carbónica.
  17. Aprenda sobre biosegurança: a biosegurança é sobre o uso seguro de organismos geneticamente modificados (OGM). O principal objectivo do Protocolo de Cartagena sobre Biosegurança é o manuseio, transporte e uso seguro de OGM.
  18. Apoie empresas amigas da Biodiversidade: invista em empresas amigas da Biodiversidade e afaste-se daquelas que prejudicam a natureza. Saiba mais explorando estas iniciativas: Global Partnership for Business and Biodiversity, Act4Nature, Taskforce on Nature-related Financial Disclosures, etc. Pode ainda apoiar pequenos produtores agrícolas locais e os seus esforços para conservar a biodiversidade e procure produtos da estação no seu mercado local.
  19. Apoie organizações ambientais: apoie as pessoas que trabalham para preservar e/ou restaurar o ambiente através de donativos, voluntariado ou participando nas suas actividades.
  20. Sensibilize outros para a Biodiversidade: aprenda sobre práticas amigas da natureza e da Biodiversidade e partilhe o que aprender com a sua família, amigos, vizinhos, comunidade, etc. Faça-os apaixonarem-se pela natureza!
  21. Dê poder a alguém: muitas vezes as decisões que tomamos afectam outros. Ouça o que têm a dizer sobre isso. As suas perspectivas podem dar-lhe uma visão mais ampla da situação e das potenciais consequências das suas decisões.
  22. Celebre o Dia da Biodiversidade: 22 de Maio é o Dia da Biodiversidade. Participe nas celebrações a acontecer em Portugal ou organize uma actividade onde outros se possam envolver. Saiba mais aqui.