Coruja. Biodiversidade. Foto: KevinsPhoto/Pixabay

Saiba o que vai acontecer este ano na Hora do Planeta

O evento, celebrado digitalmente por todo o mundo a 27 de Março, pretende ser uma forma de mostrarmos o nosso compromisso com o planeta e a natureza, segundo a ANP-WWF.

A 20 dias da Hora do Planeta (27 de Março, das 20h30 às 21h30) – uma acção simbólica em defesa da natureza promovida pela organização WWF – estão a ser preparadas iniciativas por todo o mundo.

Este ano, o evento debruça-se sobre Água e Alterações Climáticas, pedindo a todos para apagarem a luz durante uma hora para mostrarem o seu compromisso com o planeta.

“A Hora do Planeta é uma iniciativa global que junta cidadãos conscientes da urgência climática em que vivemos, mas sobretudo cidadãos empenhados em pressionar decisores políticos e empresas a agir para mitigar as alterações climáticas”, comentou em comunicado Ângela Morgado, directora executiva da ANP-WWF.

A 22 de Março será lançado um relatório conjunto entre a ANP -WWF e a WWF Espanha sobre os impactos das alterações climáticas na Península Ibérica. O documento revelará “os enormes desafios que enfrentaremos nos próximos anos, no que diz respeito aos recursos de água doce disponíveis e saúde dos ecossistemas deste território”, revelou a responsável.

Segundo a ANP-WWF, a Hora do Planeta “é uma oportunidade para organizações da sociedade civil, cidadãos, empresas e ambientalistas apelarem aos líderes mundiais para que coloquem a natureza num caminho de recuperação até 2030”.

“Ecossistemas saudáveis são essenciais para sociedades prósperas, equitativas e sustentáveis”, lembra Marco Lambertini, director da WWF Internacional.

“O atual modelo socioeconómico está a provocar a destruição devastadora da natureza que, por sua vez, aumenta a nossa vulnerabilidade a pandemias, acelerando as alterações climáticas e colocando em risco os meios de subsistência.”

A partir de 15 de Março serão lançados desafios semanais nas redes sociais da ANP-WWF dirigidos a todos os que pretendem compreender mais sobre gestão adequada de recursos naturais como a água.

Até à data, a Hora do Planeta em Portugal tem 18 municípios e oito organizações empenhadas em marcar a diferença, “levantando a voz pela natureza e assumindo compromissos ambientais que protejam a natureza e assegurem um futuro com mais água para todos”.

Durante as próximas semanas, serão partilhadas na plataforma oficial do evento, mais informações relevantes sobre as iniciativas, bem como a lista completa de municípios aderentes, empresas apoiantes, empresas participantes e monumentos que ficarão às escuras.

Estão já disponíveis materiais relacionados com a iniciativa que podem ser utilizados por todos os que querem divulgar a mensagem, o vídeo oficial bem como a petição por um Novo Acordo Pela Natureza e as Pessoas

Este movimento começou como um evento simbólico de apagar de luzes em Sydney em 2007. Hoje é uma grande plataforma mundial sobre acção climática e ambiental. “À medida que a biodiversidade global diminui, a Hora do Planeta concentrará os seus esforços em canalizar o apoio desta ação para a proteção da biodiversidade e da natureza.”