Foto: José Mendonça

Que espécie é esta: lagarta da borboleta-caveira

Naturalistas locais

O leitor José Mendonça fotografou este insecto a 25 de Setembro de 2017 no campo de golfe da Aroeira 1 e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares dá-lhe a identificação.

 

A observação deste espécime suscitou a curiosidade de José Mendonça quanto à sua identificação. Tinha um comprimento estimado de 12 centímetros.

 

 

A espécie que observou é uma lagarta da Borboleta caveira ou Esfinge caveira (Acherontia atropos).

Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

A espécie que José Mendonça encontrou é uma das nossas maiores borboletas e um dos maiores na classe insecta nas nossas latitudes.

 

Acherontia atropos. Foto: Cowli33/Wiki Commons

 

Esta espécie pertence a uma família de Lepidoptera (ordem de insectos que inclui as borboletas diurnas e as chamadas nocturnas) chamada Sphingidae. Estes insectos também são conhecidos por borboletas colibri devido ao tamanho e ao facto de, grande parte das vezes, se alimentarem em voo, sem pousar nas flores.

A lagarta alimenta-se de plantas da família do tomate e da batata (Solenaceas) e de outras famílias aparentadas.

Os adultos são atraídos pelo mel, sendo por vezes encontrados dentro de colmeias.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.