Foto: José Ferreira

Que espécie é esta: abelha-corta-folhas

Naturalistas locais

O leitor José Ferreira fotografou uma abelha em Caranguejeira, Leiria, e pediu ajuda na identificação da espécie. Albano Soares responde.

“Tenho observado com alguma curiosidade esta abelha (?) no meu quintal”, comentou José Ferreira, sobre o insecto fotografado no dia 4 de Setembro.

Foto: José Ferreira

Trata-se com efeito de uma abelha, neste caso do género Megachile, que em Portugal representa mais de uma dezena de espécies conhecidas de abelhas solitárias.

Género identificado por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

“Algumas espécies deste género cortam folhas que usam para fazer as células reprodutoras”, explicou também este entomólogo. Por esse motivo, estas abelhas são também chamadas de abelhas-corta-folhas.

Algumas abelhas deste género fazem os ninhos em cavidades no solo, outras em muros ou madeira morta. São também conhecidas, por esse motivo, por abelha-da-lama.


Saiba mais.

Descubra mais factos interessantes sobre estas abelhas numa identificação do mesmo género já publicada na Wilder, aqui.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.