Foto: Samuel Avelar

Que espécie é esta: abelha cuco

O leitor Samuel Avelar fotografou uma abelha diferente a 26 de Maio e e pediu ajuda na identificação. Albano Soares responde.

 

“Surgiu esta abelha numa janela cá de casa. Pesquisei na web […], mas como existe pouca informação gostaria de confirmar a espécie e saber se é comum no nosso território”, explicou Samuel Avelar, na mensagem para a Wilder, sobre a fotografia tirada na zona de Ramalhal, Torres Vedras.

Trata-se de uma Melecta sp., cum género de abelhas conhecidas por abelhas-cuco.

 

Foto: Samuel Avelar

 

Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

A abelha da fotografia poderá ser da espécie Melecta luctuosa, mas para o confirmar seria necessário ver-se a abelha com mais luz.

Estas abelhas não estão citadas para Portugal, não pertencendo à nossa fauna. Neste caso, trata-se de uma espécie de abelha africana.

As abelhas do género Melecta (assim como do género Thyreus) são abelhas cleptoparasitas ou abelhas cuco, pois colocam os ovos nos ninhos de outras abelhas solitárias.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.