Que espécie é esta: abelha cuco

Foto: Samuel Avelar

O leitor Samuel Avelar fotografou uma abelha diferente a 26 de Maio e e pediu ajuda na identificação. Albano Soares responde.

 

“Surgiu esta abelha numa janela cá de casa. Pesquisei na web […], mas como existe pouca informação gostaria de confirmar a espécie e saber se é comum no nosso território”, explicou Samuel Avelar, na mensagem para a Wilder, sobre a fotografia tirada na zona de Ramalhal, Torres Vedras.

Trata-se de uma Melecta sp., cum género de abelhas conhecidas por abelhas-cuco.

 

Foto: Samuel Avelar

 

Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

A abelha da fotografia poderá ser da espécie Melecta luctuosa, mas para o confirmar seria necessário ver-se a abelha com mais luz.

Estas abelhas não estão citadas para Portugal, não pertencendo à nossa fauna. Neste caso, trata-se de uma espécie de abelha africana.

As abelhas do género Melecta (assim como do género Thyreus) são abelhas cleptoparasitas ou abelhas cuco, pois colocam os ovos nos ninhos de outras abelhas solitárias.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.