Fotos: Helena Valentim

Que espécie é esta: abelha-da-lama

Naturalistas locais

A leitora Helena Valentim viu uma abelha a escavar um buraquinho num vaso na sua varanda em Ílhavo, a 30 de Junho, e pediu ajuda para a identificar. Albano Soares responde.

“Desde há cerca de duas semanas que tenho reparado em abelhas a escavar túneis, para onde depois se enfiam, em alguns vasos de plantas que tenho na minha varanda”, contou Helena Valentim à Wilder.

“Geralmente vejo apenas uma abelha solitária a arrastar terra para fora com as patas, embora numa das ocasiões tenha reparado em duas abelhas idênticas que saíram do mesmo buraco na terra”, acrescentou.

Trata-se de uma abelha do género Megachile sp. que, em Portugal, terá mais de uma dezena de espécies conhecidas.

Género identificado por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Pelas fotografias não se consegue identificar a espécie, mas não há dúvidas de que é uma abelha do género Megachile sp, conhecidas como abelhas-corta-folhas ou abelhas-da-lama.

“As abelhas deste género constroem cavidades no solo, nos muros ou em caules e madeira morta”, explica Albano Soares. Depois, revestem essas cavidades com matéria vegetal ou com lama e saliva. Em cada uma depositam uma mistura de néctar e pólen e um ovo. O adulto emerge na próxima época, na Primavera.

As abelhas do género Megachile pertencem à família Megachlidae. Nas abelhas desta famílias, as fêmeas transportam o pólen e o néctar em pêlos especiais que existem na parte inferior do abdómen e não nas patas.

Albano Soares deixa algumas sugestões para quem quiser ajudar estes magníficos insectos. “Pode construir os chamados hotéis para abelhas e disponibilizar espaços ajardinados livres de pesticidas. Pode também plantar vários tipos de plantas cujas flores atraem estes insectos, como por exemplo aromáticas, leguminosas e compostas.”


Agora é a sua vez

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.