Fotos: António Mendes

Que espécie é esta: aderno-de-folhas-estreitas

Naturalistas locais

O leitor António Mendes fotografou uma planta de bagas roxas na aldeia de Barco, Covilhã, e pediu ajuda para a identificar. Filipe Covelo responde.

As fotos foram tiradas no dia 1 de Dezembro.

Foto: António Mendes

Trata-se do aderno-de-folhas-estreitas (Phillyrea angustifolia), também conhecida como lentisco-bastardo.

Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Esta planta pertence ao mesmo género do aderno (Phillyrea latifolia). Ambas pertencem à familia Oleaceae, que é a família da oliveira (Olea europaea L.). 

A espécie Phillyrea angustifolia é nativa em Portugal. Tem como área de distribuição global o Centro e o Oeste da região mediterrânica.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.