Fotos: José Pais

Que espécie é esta: alvéola-branca

Naturalistas locais

O leitor José Pais fotografou uma ave na zona de Elvas, dia 6 de Novembro, e pediu para saber a espécie. Gonçalo Elias responde.

“O local do registo foi na Herdade da Comenda, Caia, em Elvas, perto do rio Caia”, indicou, numa mensagem enviada à Wilder.

Trata-se de uma alvéola-branca (Motacilla alba).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

A alvéola-branca “passa bastante tempo no solo, baloiçando bastante a cauda, no que é um comportamento bastante característico” desta ave de patas e cauda compridas, descreve o portal Aves de Portugal, que a aponta como “uma das espécies mais conhecidas da generalidade das pessoas”.

Outra característica que ajuda na identificação, acrescenta, é o típico padrão preto e branco: tons escuros na cabeça, garganta e dorso, enquanto que o abdómen e o peito, tal como as faces, são brancos.

“Trata-se de uma espécie mais comum na metade norte do 
território, onde está presente durante todo o ano.” No resto do país, as alvéolas-brancas são mais visíveis entre os meses de Outubro e Março, devido à chegada das populações de passagem e invernantes.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.