Foto: Jorge H. Oliveira

Que espécie é esta: andorinha-das-chaminés juvenil

Naturalistas locais

O leitor Jorge H. Oliveira fotografou esta ave em Oeiras em Agosto de 2014 e pediu para saber a espécie. Gonçalo Elias responde.

“Estando a sistematizar os meus arquivos fotográficos, deparei-me com esta fotografia que tirei em Agosto de 2014 no concelho de Oeiras, mais precisamente no Jamor”, escreveu Jorge H. Oliveira à Wilder.

“Penso que seja uma andorinha mas não encontro nada de parecido nos livros que possuo. Será que me podem ajudar?”

Trata-se de uma andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica). 

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

“É uma das primeiras espécies estivais a chegar ao país. Esta andorinha de cauda longa e bifurcada personifica a Primavera”, segundo o portal Aves de Portugal.

Esta é a maior andorinha que ocorre no país – tem entre 17 e 21 centímetros – e é muito comum. Por cima é preta com reflexos azulados e por baixo é branca ou branco-amarelado. Tem a cauda fortemente forcada e alongada, com penas finas.

Alimenta-se de insectos e ocorre sobretudo entre Fevereiro e Setembro, mas o seu canto pode ser ouvido logo no início de Janeiro.

Aqui pode ficar a saber mais sobre como distinguir as cinco espécies de andorinhas de Portugal.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.