Fotos: Marta Carona

Que espécie é esta: aranha-de-cruz

Naturalistas locais

A leitora Marta Carona fotografou estas aranhas no Monte de Caparica neste Inverno e quis saber a que espécie pertencem. Sérgio Henriques responde.

 

Marta Carona tem encontrado estas aranhas que lhe despertaram a atenção.

Este registo é de 24 de Dezembro de 2019.

 

 

E este foi feito a 11 de Janeiro.

 

 

Tratam-se de aranhas-de-cruz (Araneus cf. diadematus), ou seja, a confirmar.

Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

Estas aranhas parecem ser fêmeas da espécie Araneus cf. diadematus. São aranhas que fazem teias orbiculares (como a da foto) e ficam no seu centro. Este comportamento combinado com os seu considerável tamanho, coloração laranja e cruz branca, faz com que seja frequentemente avistadas.

Costumam aparecer mais no final do ano, quando as fêmeas estão grávidas e são, portanto, maiores. Estas parecem muito bem para esta altura do ano.

É possivelmente a aranha mais fotografada do mundo, porque aparece em jardins de algumas das maiores cidades.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.