Foto: Luc Viatour/Wiki Commons

Que espécie é esta: aranha-de-cruz

Naturalistas locais

A leitora Maria Godinho Nascimento fotografou esta aranha em Junho de 2014 na praia de Santa Cruz, Torres Vedras, e quis saber a que espécie pertence. Sérgio Henriques responde.

“Esta aranha foi habitante do meu jardim. Encontrei depois uma ou outra semelhantes, mas muito mais pequenas. Esta era de longe a maior”, contou Maria Godinho Nascimento à Wilder.

Foto: Maria Godinho Nascimento

“Aqui na zona há imensas aranhas, dentro de casa, fora de casa.”

Trata-se de uma aranha-de-cruz (Araneu diadematus).

Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

A aranha que a leitora fotografou é uma fêmea. Segundo o site Naturdata, as fêmeas podem medir entre 12 a 17 milímetros, sendo maiores do que os machos (5 a 10 milímetros).

A espécie atinge a maturidade por esta altura do ano.

Estas aranhas vivem em zonas com arbustos e árvores e alimentam-se de vários insectos, como moscas, vespas, abelhas ou borboletas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.