Foto: Teresa Neves

Que espécie é esta: aranha do género Poecilochroa

Naturalistas locais

A leitora Teresa Neves encontrou esta aranha a 13 de Julho no espaço EVOA (Vila Franca de Xira) e pediu ajuda na identificação. Sérgio Henriques responde.

Trata-se de uma aranha do género Poecilochroa.

Espécie identificada por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

Esta é uma das 829 espécies de aranhas que estão descritas até agora para Portugal Continental (Branco et al. 2019).

A aranha que a Teresa Neves encontrou será um macho adulto à procura de uma fêmea para se reproduzir ainda neste Verão, explicou Sérgio Henriques.

O Poecilochroa é um género com alguma diversidade e pouco estudado. As aranhas que pertencem a este género são aranhas de solo, que não fazem teia.

Por isso têm estratégias de caça diferentes. Para predarem insectos e até aranhas bem maiores do que elas, estas aranhas são caçadoras mais activas que usam a astúcia, a velocidade, a força e o veneno para subjugar as presas.

Uma característica marcante nas aranhas deste género é a coloração: o padrão cinzento ou branco em fundo negro. Ainda assim há espécies deste género que não a têm, como a Poecilochroa taborensis.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.