Fotos: Marta Sousa

Que espécie é esta: aranha tecedeira-de-tubo

Naturalistas locais

A leitora Marta Sousa encontrou esta aranha a 30 de Março em Moita dos Ferreiros (Lourinhã), e pediu ajuda na identificação. Sérgio Henriques responde.

Trata-se de uma aranha tecedeira-de-tubo (Segestria florentina).

Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.

Estas são fotografias de uma fêmea de Segestria florentina. As quelíceras verde iridescente são bem visíveis e características da espécie.

Normalmente esta é uma aranha tímida, que vive no seu tubo de seda numa parede, muro de pedra, berma em terra ou barro, ou casca de árvore.

Mas algo deve ter acontecido ao seu ninho para estar a andar assim no chão. Uma posição vulnerável que não é muito natural para esta espécie e que, portanto, a faz sentir-se ameaçada.

Este indivíduo parece calmo e talvez esteja a fingir-se de morto.

Mas esta não é uma espécie que se deixe ficar se for atacada. São indivíduos grandes e bastante corajosos.

Quando se destrói a casa de uma Segestria florentina, a resposta mais natural será o animal tentar dar uma ferradela a quem o fez, para se lembrar de não se voltar a meter com ela (mesmo que o ser humano seja 180 vezes maior).

A cor das quelíceras serve de aviso, para não mexer, e de mnemónica, para quem decida ignorar o aviso.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.