Foto: Pedro Gomes

Que espécie é esta: arrebenta-bois

Naturalistas locais

O leitor Pedro Gomes encontrou este animal na Várzea de Meruge, perto de Seia, na semana da Páscoa (18 a 22 de Abril), e pediu ajuda na identificação. Eva Monteiro responde.

 

 

Trata-se do arrebenta-bois ibérico (Physomeloe corallifer).

Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Este é um escaravelho da família Meloidae, endémico da Península Ibérica e bastante abundante no planalto central.

Como todos os arrebenta-bois (escaravelhos pertencentes aos géneros Meloe e Physomeloe) é fácil de identificar por ter os élitros – nome dado às asas anteriores muito duras de todos os escaravelhos – muito curtos, cubrindo no máximo um terço do volumoso abdómen.

A espécie distingue-se pelos quatro adornos vermelhos a lembrar um coral que têm no pronoto – espécie de “pescoço” que corresponde ao primeiro segmento do tórax visto de cima.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.