Foto: Pedro Cristóvão

Que espécie é esta: cana-da-Índia

Naturalistas locais

O leitor Pedro Cristóvão fotografou esta planta em Agosto de 2019 na ilha Terceira, Açores, e pediu ajuda para a identificar. Filipe Covelo responde.

 

“A imagem foi recolhida nas minhas férias, nos Açores, ilha Terceira, na freguesia dos Biscoitos, durante o mês de Agosto”, escreveu Pedro Cristóvão à Wilder. “Recolhi algumas sementes, que são esféricas de cor preta.”

 

 

Trata-se da cana-da-Índia (Canna indica L.).

Espécie identificada e texto por: Filipe Covelo, colaborador do Jardim Botânico e do Herbário da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do projecto PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

Esta é uma planta da família Cannaceae. É nativa da América Central e do Sul.

Foi introduzida nos Açores e em muitas outras partes do mundo – como a América do Norte, Europa, SE da Ásia e Austrália – principalmente como planta ornamental.

Costuma dar flor entre Junho e Setembro.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

 

Descubra o Calendário Wilder 2020

Para o ano de 2020 criámos um calendário inspirado nas espécies de plantas, animais e cogumelos de Portugal, com 12 das melhores imagens que recebemos dos nossos leitores, através do Que Espécie É Esta. E com os dias mais especiais dedicados à Natureza, de Janeiro a Dezembro. 

Saiba aqui como adquirir. 

Desta forma está a apoiar o trabalho da Wilder, revista online independente dedicada ao jornalismo de natureza.