Foto: Óscar Dias

Que espécie é esta: carocha

Naturalistas locais

O leitor Óscar Dias encontrou um escaravelho na Serra de Sintra e pediu ajuda para saber a espécie. Eva Monteiro responde.

 

“Solicitava ajuda na identificação deste inseto. Foi visualizado na Serra de Sintra dia 16 de abril durante a manhã”, explica o leitor.

Trata-se de um coleóptero que pertence ao género Carabus sp, popularmente conhecido por carocha.

 

Foto: Óscar Dias

 

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Os insectos deste género são conhecidos popularmente como carochas, são relativamente grandes de tamanho, de actividade nocturna e predadores. Os élitros – primeiro par de asas duras típicas dos coleópteros – estão fundidos e por isso não voam.

“Muitas vezes com reflexos metálicos, são para mim as carochas mais bonitas que se podem ver em Portugal”, afirma ainda esta investigadora.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.