Que espécie é esta: cartaxo-comum

O leitor Carlos Santos fotografou uma ave em Antas, na zona da foz do Neiva, concelho de Esposende, e quis saber a espécie. Gonçalo Elias responde.

 

A ave observada por Carlos Santos, a 24 de Junho, é um cartaxo-comum (Saxicola rubicola).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

“É bastante comum em Portugal Continental e pode ser visto em todo o território”, explicou também este especialista, acrescentando que a espécie “não ocorre nas Ilhas”.

O cartaxo-comum é uma das aves mais fáceis de observar, pois é muitas vazes visível, com o seu peito laranja e cabeça preta, empoleirado em postes e cercas, explica o portal Aves de Portugal.

Alimenta-se de insectos e é mais fácil de encontrar “em zonas abertas de charnecas, estepes, campos agrícolas, montados e bosques abertos, zonas de matos baixos, sapais e dunas”.

Esta pequena ave é mais comum nas regiões do Alentejo, Estremadura e na maior parte da Beira Alta.

 

[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.