Foto: Margarida Pires

Que espécie é esta: centopeia Scolopendra sp.

Naturalistas locais

A leitora Margarida Pires fotografou um invertebrado com muitas patas em Pêra, Monte da Caparica, Almada, e pediu para saber a espécie. Eva Monteiro responde.

 

“Agradeço a vossa ajuda para a identificação deste simpático insecto”, pediu Margarida Pires na mensagem enviada à Wilder, sobre a imagem captada a 7 de Maio.

Trata-se de uma centopeia do género Scolopendra.

 

Centopeia do género Scolopendra. Foto: Margarida Pires

 

Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

As Scolopendra spp. são predadoras e comem insectos e outros artrópodes, encontram-se muitas vezes debaixo de pedras.

Embora centopeias e insectos pertençam ambos ao Filo Arthropoda, o grupo animal com mais diversidade e abundância de organismos na Terra, as centopeias não são insectos.

Os insectos pertencem à Classe Insecta e caracterizam-se por ter o corpo dividido em três: cabeça, tórax e abdómen e, entre outras características, por terem sempre 6 patas, no tórax.

Já as centopeias pertencem à Classe Chilopoda e caracterizam-se por terem o corpo dividido em duas partes, a cabeça e o tronco. O tronco é dividido em muitos segmentos, cada qual com um par de patas, e é esta característica que lhes dá o nome comum, já que algumas espécies podem ter bem mais de 100 pés.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.