Clivia miniata. Foto: Raul654/Wiki Commons

Que espécie é esta: Clivia miniata

Naturalistas locais

O leitor Francisco Farinha fotografou uma planta em flor no Zoo de Lisboa e pediu ajuda para identificar qual a espécie. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra responde.

 

“Pedia que me informassem que flor é esta”, escreveu Francisco Farinha, depois de um passeio no jardim zoológico lisboeta.

 

Clivia miniata. Foto: Francisco Farinha

 

Estas plantas pertencem à espécie Clivia miniata e são conhecidas pelo nome comum de clívias.

Espécie identificada por: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), que tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual poderá enviar todas as perguntas e dúvidas que tiver sobre as plantas (consultorio.botanico@uc.pt).

A Clivia miniata é nativa da África do Sul, mas muito usadas noutros lugares do mundo como planta ornamental, devido às flores vistosas e ao facto de se adaptar bem a ambientes interiores.

Pertence à família Amaryllidaceae, uma família de plantas com flor que inclui também por exemplo os narcisos, com o nome científico Narcissus sp.

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.